Loading...

Por que formalizar sua empresa?

24/06/2019

Uma empresa que atua de maneira informal não é exatamente uma empresa.

Pois não tem um CNPJ, não usufrui de benefícios exclusivos a estabelecimentos regularmente registrados e opera à margem da lei.

Como não recolhe impostos, seu proprietário pode ser enquadrado no crime de sonegação fiscal.

E aí o furo é ainda mais embaixo, com a possibilidade de prisão por até dois anos, além de multa em até cinco vezes o valor do tributo não recolhido.

É o que prevê a Lei 4.729, de 1965.

E essas são as consequências contra o próprio empresário, pois a economia nacional também sofre com a informalidade.

Somente no setor da construção civil, o prejuízo é estimado em R$ 1,8 bilhão por ano.

Sem o registro formal, a empresa não pode contratar funcionários com carteira assinada, o que eventualmente acarreta no uso de mão de obra barata.

Há menos empregos, queda no consumo, menos dinheiro circulando e diminuem os negócios de forma geral, envolvendo a própria empresa.

É um prejuízo que se retroalimenta.

Mas não vamos ser negativos.

Em vez de pensar nos problemas que a informalidade pode gerar, que tal falarmos sobre os benefícios que podem aparecer ao formalizar sua empresa?

Para quem deixa de ser autônomo para se tornar um MEI, por exemplo, há:

um CNPJ, a possibilidade de abrir conta em banco como pessoa jurídica, acesso a linhas de crédito específica, benefícios previdenciários e muito mais.

Para empresas maiores, funciona da mesma forma, com vantagens semelhantes e outras adicionais.

Podemos citar o maior poder de barganha com fornecedores, a possibilidade de obter clientes maiores e a segurança jurídica.

Isso sem falar no apoio especializado, que pode vir tanto do contador quanto do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Se considerar os ganhos possíveis na gestão financeira apenas com esse suporte, já valeria muito a pena formalizar a sua empresa.

Vamos, então, começar a resolver o quebra-cabeças da formalização e aprender como registrar empresa? Procure o escritório ASSECON!

Fonte: MoneyRadar

Fone: (51) 3627-3335
Av. Paraguassú, 1680, Imbé/RS
assecon@assecon.com.br

© Copyright 1987 - 2018 Assecon Assessoria e Contabilidade - Todos os direitos reservados