Loading...

Você é um bom administrador? Vejas as principais características

10/10/2018

Ser empresário não significa que você sabe como administrar uma empresa. Afinal, tirar o negócio do papel, em que pese o processo moroso, caro e burocrático, ainda é menos difícil do que gerenciá-lo com sucesso.

Disciplinado
Abrir uma empresa não significa tirar férias do patrão. Se você não for chefe de si mesmo, logo perderá o controle dos negócios. E isso se aplica a todas as áreas da empresa, a começar pela financeira.

É imprescindível que o administrador conheça a realidade do caixa, o que passa pela separação total e irrestrita das finanças pessoais e empresariais, além do registro de toda e qualquer receita e despesa da pessoa jurídica, por menor que ela seja.

Para ter um negócio no longo prazo, não existe jeitinho, nem procrastinação. É fundamental ser disciplinado e rigoroso.

Organizado
Para o bom administrador, não tem aquela história de “onde está o documento aquele?”, “será que já emiti a nota?”, “que horas será a reunião?” ou “qual o prazo combinado com o cliente?”. A rotina é de certezas, não de dúvidas.

A agenda é uma ótima companheira para que nada escape do radar, sobretudo as contas a pagar e a receber, além de compromissos assumidos com clientes, fornecedores e outros parceiros.

O gestor depende de um perfil organizado para conduzir a empresa. Não há desculpas para falhar nisso, em especial com tanta ajuda da tecnologia, que disponibiliza aplicativos e outras ferramentas online para essa finalidade.

Líder
Há diversas formas de se mostrar como um líder na empresa. Essa característica aparece tanto ao dar o exemplo aos colaboradores quanto ao delegar tarefas, o que significa confiar naqueles que trabalham para você.

Mas liderar também vai além. Significa conhecer o negócio e ter a coragem de dar a ele o que necessita, assumindo riscos calculados a partir de um planejamento estratégico bem definido.

A iniciativa na forma de agir e o respeito na maneira de se relacionar são imprescindíveis para quem deseja saber como administrar uma empresa.

Comunicativo
A boa comunicação aparece em diversas situações no cotidiano de um empreendedor. Ele precisa ter essa habilidade bem desenvolvida para comprar e vender, para negociar com fornecedores e clientes, para elogiar e dar uma bronca na medida certa.

A clareza nas palavras ditas e escritas e também na linguagem corporal utilizada podem fazer toda a diferença na maneira como é compreendido. O administrador que não sabe se comunicar, muitas vezes, não se faz entender e isso contamina aos demais, chega aos processos e, por fim, afeta os resultados.

Flexível
Você pode ter cumprido bem com a lição de casa e elaborou um plano detalhado para a sua empresa. Mas não é por que perdeu horas nele que não possa revê-lo se algo não está saindo conforme o previsto. Isso é ser flexível.

Para ser um bom administrador, é preciso saber lidar com os acertos e reconhecer os erros para promover os ajustes que a empresa precisa. Será que o modelo de negócio é mesmo o ideal? O que pode ser mudado na estratégia para alcançar resultados melhores?

A flexibilidade aparece também na abertura a indagações, ao estar disposto a avaliar o novo, inclusive ao receber críticas e ao ouvir o que as pessoas ao seu redor têm a dizer e opinar.

Justo
Cobrar na hora que for preciso, com inteligência, valorizar quando necessário, com sabedoria. Especialmente no que diz respeito à gestão de pessoas, há quem se perca ao administrar uma empresa por não dar o verdadeiro valor que o capital humano merece.

Erros existem, por mais que você vislumbre processos perfeitos na empresa. A forma como lida com eles é que faz toda a diferença.

O senso de justiça do bom gestor permite que ele lide melhor com as situações rotineiras na empresa, saiba reconhecer o esforço das equipes e, inclusive, remunerá-las de modo compatível com as suas aspirações para o negócio.

Fonte: Conta Azul

Fone: (51) 3627-3335
Av. Paraguassú, 1680, Imbé/RS
assecon@assecon.com.br

© Copyright 1987 - 2018 Assecon Assessoria e Contabilidade - Todos os direitos reservados