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Como pequenos negócios locais podem vencer a crise?

01/10/2018

Enquanto alguns enxergam a crise como um problema, outros veem nela uma oportunidade para se destacar e vencer a crise.
Vencer a crise é uma meta para muitos pequenos negócios, afinal, em tempos difíceis o consumidor tende a comprar e gastar menos. Porém, em meio a esse cenário, é possível ver empresas se destacando e crescendo, indo na contramão do mercado.
Quando se consegue adotar algumas medidas, revendo o planejamento e repensando nas estratégias é possível passar por esse momento sem sofrer um forte impacto. Por isso, veja algumas dicas importantes ao longo desse artigo.

Diminua os custos

Se nesse momento a tendência é entrar menos dinheiro em caixa, então é preciso também fazer com que saia menos. Faça um acompanhamento do fluxo de caixa para não entrar em desespero, pois muitos negócios locais só percebem que não têm dinheiro quando a situação já está bastante avançada.
É preciso pensar em diversas estratégias para reduzir os custos, por menores que eles sejam, e isso pode começar com a economia de água e luz. Depois, verifique as outras despesas e vá realizando cortes, mas sem que isso afete a sua qualidade.

Repense os estoques

Esse é o momento de trabalhar com um estoque menor. Já que a saída de produtos deve diminuir, faça a redução proporcional de acordo com a procura por um determinado produto. É hora também de repensar sobre os produtos que você comercializa, pois aqueles que não têm procura não compensa mais vender.

Trabalhe com metas

Não é porque os tempos estão difíceis que você deve deixar as coisas acontecerem por si só. Estabeleça metas e prazos e pense em estratégias para atingi-los a fim de manter o lucro. Porém, como o cenário está mudando a todo o momento, então, o recomendável é trabalhar com prazos menores, fazendo um planejamento, no máximo, de médio prazo.
A produtividade deve ser repensada, ou seja: é preciso fazer mais com menos. Verifique quais são os melhores processos e ações que você pode adotar e repense em fazê-lo com um custo menor do que o atual.
As metas não devem apenas ser definidas, como também mensuradas, por isso, depois de planejar, faça o controle e sempre conte com os parceiros para ter melhores resultados.

Reveja as dívidas

Se você está pagando algum financiamento ou tem alguma dívida, busque renegociar o valor para que as contam não atrasem. Nesse caso, pode ser interessante pensar em diminuir o valor das parcelas e prorrogar o prazo para pagamento.

Invista nos seus clientes

Esse é o momento de criar um vínculo mais próximo com o seu cliente e aproximá-lo ainda mais do seu negócio para vencer a crise. Pense como os pequenos negócios podem atender a esse público e o que seu cliente está querendo nesse exato momento. É hora de entender melhor o mercado, conseguir antecipar as necessidades e atendê-las, mostrando que os negócios locais podem ser uma boa opção.

E você, o que está fazendo para vencer a crise nos pequenos negócios? Tem alguma dúvida de como pode conseguir isso? Deixe seu comentário!


Fonte: Caio Sigaki
Co-fundador e CEO Hubify e no Grupo Elefante Verde. Co-fundador Alto Tiete Valley. Fellow do Brazil Innovators. Mentor na Ideation Brasil. Mentor Liga Ventures. Professor na Pós Graduação de Marketing Digital da UMC. Empreendendo, aprendendo e compartilhando.

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